sábado, 29 de agosto de 2009

Notícias: Fifa proíbe mensagens Cristãs em camisetas de jogadores de Futebol

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Federação de Futebol Alemã proibiram qualquer tipo de mensagem religiosa nas camisas que os jogadores vestem debaixo das camisetas de seus clubes durante as partidas de futebol da Bundesliga. A medida foi tomada em respeito a outras religiões, pois, de acordo com o chefe da FIFA, Andreas Herren, o que para uns é importante, para outros pode significar uma provocação.
Um dos jogadores evangélicos que mais se destaca por comemorar gols mostrando mensagens cristãs em suas camisas é o atacante brasileiro Kaká, que freqüentemente dedica aos céus os gols que faz.
Em entrevista à Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), o presidente do Atletas de Cristo brasileiro, Jorge Amorim Campos (Jorginho), disse que a FIFA pode tirar o nome de Jesus das camisetas, mas não do coração dos jogadores. Apesar disso, ele afirmou que a FIFA é a maior autoridade nessa modalidade esportiva e, por isso, precisa ser respeitada.
A despeito de ter banido as mensagens religiosas em camisetas, a FIFA instalou uma sala de orações em sua nova sede em Zurique. De acordo com a entidade, essa iniciativa pretende demonstrar respeito a todos os tipos de religião. Além disso, o seu código de ética e conduta destaca, no artigo 6, que jogadores são proibidos de adotar comportamento discriminatório em questões éticas, raciais, culturais e, inclusive, religiosas.
Em nome de um estado laico, querem restringir um aspecto fundamental da individualidade: a espiritualidade. O que poderá vir pela frente: irão proibir o atleta de fazer o sinal da cruz ao entrar em campo ou de se ajoelhar ao fazer o gol mais importante de sua vida? E as entrevistas no gramado? Também serão privadas de um agradecimento a Deus? Kaká terá de mudar sua comemoração, deixando de levantar seus braços aos céus? O que tem de provocação na mensagem que inclui Deus? Qual o mal que daí poderá sair?
Fonte: http://www.elnet.com.br/canais_interna.php?materia=2841