quarta-feira, 16 de março de 2011

Vida de Solteiro


Vivemos em uma sociedade de casais, em que o normal é ter alguém, ou seja, o mais comum é ser casado.Normalmente quem é solteiro até carrega um certo estigma, pois há quem pense que se alguém não se casou, é porque tem algum problema!

No entanto, a vida de solteiro não precisa ser uma experiência negativa.A Bíblia a descreve como sendo um dom especial para a igreja(Mt 19.12,I Co 7.7).Os solteiros não precisam enfrentar seus problemas sozinhos.Eles podem contar com a ajuda do "Solucionador de Problemas", Jesus Cristo, através do direcionamento do Espírito Santo, além do apoio e da força que a Igreja pode lhes oferecer.
A pessoa que deixa de se casar para poder dedicar sua vida á edificação do reino dos céus é uma dádiva especial para a Igreja..O apóstolo Paulo é um exemplo disso.Ele disse: "Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo, outro de outro".(I Co 7.7).
Aqueles que escolherem não se casar a fim de se dedicarem completamente á obra do Senhor , descobrirão que Deus os ajudará continuamente a entregarem suas necessidades a Ele e a servi-Lo de todo o coração.Grande é a recompensa que o Senhor dará aos que assumirem esse compromisso: "E todo aquele qe tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos, por causa do Meu nome, receberá muitas vezes mais, e herdará a vida eterna".(Mt 19,29).
Algumas pessoas solterias sentem que não tiveram outra opção.Já enfatizamos aqui que a Graça de Deus é suficiente para que enfrentemos qualquer problema.O Senhor não exige que suportemos um fardo maior do que as nossas forças.Cada luta que enfrentamos é uma oportunidade que temos de nos tornarmos mais íntimos Dele e de experimentarmos Seu amor e cuidado conosco.
A pressão que as pessoas sentem para se casar, quer seja de si mesmas quer da sociedade, geralmente ás leva a usar métodos incorretos para chegarem ao casamento, ou mesmo para se casarem com alguém que Deus tem para elas. Entre a pessoa certa que parece não chegar e uma outra qulaquer, não faça a segunda opção! A vontade de Deus é, em primeiro lugar, que sejamos santos, e não que sejamos casados(I Ts 4.1).
O tempo é fundamental em todos os aspectos do plano de Deus para nossas vidas.Casamentos por impulso, muito rápidos, ou antes de a pessoa estar preparada, têm acabado por essa razão.Em alguns casos, os casais se enganaram um em relação ao outro, ou talvez fossem muito imaturos para administrar as pressões da vida de casados.Os solteiros não devem se precipitar em relacionamentos que não são da vontade do Senhor.Deus pode e suprirá as necessidades sociais das pessoas solteiras através comunidade Cristã e da comunhão com os irmãos e irmãs em Cristo.Todos nós, quer casados, quer solterios, devemos nos empenhar em desenvolver e preservar um caráter cristão forte e maduro.
Se você está solteiro neste momento e vivendo em tristeza por esse fato faça o seguinte:
1. Olhe para dentro de você.Pode ser que você não seja capaz de mudar circuntâncias ao seu redor, mas pode mudar sua atitude em relação a elas!Lembre-se de que a alegria do Senhor é a nossa força!"Tudo posso naquele que me fortalece"(Fp 4.13)
2.Reconheça sua posição em Cristo. Cristo deu a Sua vida por você!Ele o ama e Nele você é aperfeiçoado(Cl 2.10).Você é uma dádiva especial para a Igreja.Aproveite a liberdade que você tem, para se dedicar totalmente á obra do Senhor.Agradeça-lhe a oportunidade de servi-Lo e de ser tudo o que você pode ser para Ele.
3. Envolva-se em ajudar os outros.Há muitas pessoas que se sentem mais solitárias, mais deprimidas e que estão sofrendo mais do que você.Descubra maneiras de amenizar o fardo que elas carregam.Seja sociável.Mantenha-se ocupado- tenha sempre algo para fazer- um alvo a atingir.
Dorothy Johns